fbpx

A importância da hidratação na Terceira Idade

Pessoas idosas estão mais propensas a desidratação, pois seu organismo possui menos água e perde funções como a capacidade de retenção de líquido pelos rins. Outro fator relacionado a desitratação é que o idoso perde a sensação de sede, e muitas vezes esquecem de beber água. Para evitar que issoa conteça, vamos dar algumas dicas sobre o que fazer para manter as pessoas de idade sempre hidratadas:

Criar uma rotina

Criar uma rotina com horário fixos para o consumo de água e outros líquidos, como sucos naturais e chás, é uma ótima solução para quem esquece de ingerir líquidos. Pode ser colocado um despertador ou anotar os horários onde a água foi consumida.

Água naturalmente saborizada

Para algumas pessoas, não é fácil a ingestão de água, e nesses casos, pode-se saborizar a água mineral com hortelã, limão, paus de canela e outras frutas a gosto.

Incluir sopas nas refeições

A sopa não deve substituir a água, mas pode ser um excelente aliado e ajudar no consumo de liquidos no decorrer do dia. Lembrar também que as sopas devem possuir pouco sal, porque seu consumo elevado, provoca a retenção de líquidos.

Ingerir 1 copo após urinar

Falando novamente a respeito da rotina, pode-se criar o hábito de após urinar, sempre ingerir 1 copo de água. Pode ser colocada uma garrafa de água próximo ao banheiro ou instalado um bebedouro a caminho do banheiro.

Na terceira idade, o corpo possui somente 50% de água, sendo que um bebê possui 90%, o adolescente 70% e o adulto cerca de 60%. Por isso, o consumo de água na terceira idade é muito importante e a falta dele, comprometes funções cerebrais e causa danos. Segundo o clínico-geral do Hospital das Clínicas, Arnaldo Lichtenstein, o problema costuma ser mais comum nos idosos, devido à falta de reserva de água no organismo dessas pessoas. Entre os problemas que podem surgir estão: confusão mental, desorientação, dificuldade em reconhecer pessoas, falar bobagens e até a morte.

Na 3i Bem-Estar, nossos queridos hóspedes possuem acompanhamento com nutricionistas e enfermagem, tomando sempre todos os cuidados que o idoso tanto precisa nessa fase especial de sua vida.

Leave a Comment