Por que devo colocar o idoso em uma casa de repouso?
cover

Por que devo colocar o idoso em uma casa de repouso?

Horizontal
31 out 2021 Por 3i Bem-estar

Colocar ou internar os pais em uma casa de repouso, normalmente é uma decisão muito delicada para os familiares. O sentimento de culpa é muito presente e, muitas vezes, os familiares acabam desistindo da ideia. Porém, colocar os pais em uma casa de repouso é, muitas vezes, realmente a melhor opção, tanto para o idoso, que será monitorado 24h por dia, tendo toda a assistência médica, emocional e cognitiva necessária, quanto para os filhos, que terão a tranquilidade de saber que seus pais estarão bem assistidos e recebendo todos os cuidados, adequadamente, em tempo integral.

Casa de Repouso é a melhor opção

Recorrer a uma casa de repouso não é negligência por parte dos filhos. É uma forma de oferecer uma melhor qualidade de vida para todos os envolvidos, ou seja, o idoso e os familiares. Evidentemente, a teoria sempre parece mais fácil do que a prática. De acordo com a psicanalista Juliane Arrais, o sentimento de culpa é muito recorrente em famílias que optam por deixar o idoso em uma casa de repouso. “Culturalmente, somos educados a cuidar de nossos pais e, por isso, não nos planejamos para o momento em que precisamos decidir pela melhor forma de cuidado”, explica. “A falta de planejamento e de preparação adequada para a idade avançada, tanto por parte do idoso, quanto da família que o cerca, transforma a decisão em algo extremamente difícil”.

Juliane acredita, no entanto, que a escolha de um lugar adequado, a visitação frequente ao idoso (preferivelmente diária), o acompanhamento e o olhar da família sobre a qualidade de vida do idoso, podem minimizar o sentimento de culpa.

A casa de repouso não é lugar de abandono

Muito pelo contrário, é uma instituição preparada para cuidar do idoso em todos os aspectos. Além do fato de que o residente irá receber todos os cuidados médicos, ele também irá viver em um ambiente organizado estruturalmente para atender a realidade específica dele, como situações de dependência, saúde debilitada ou dificuldade de locomoção. A instituição tem infraestrutura, capacidade técnica e equipe montada para oferecer ao idoso o máximo de conforto e segurança.

Amar o idoso é refletir sobre o bem-estar dele

Amar o idoso é refletir sobre o bem-estar dele acima de qualquer circunstância. Esse é o foco principal da 3i Bem- Estar. Compreendemos a vontade de muitas famílias de ter o idoso em casa e, muitas vezes, de contratar um cuidador para fazer o trabalho em domicílio, o que não deixa de ser uma boa escolha. Mas, nossa visão é a de que uma instituição de longa permanência tem infinitas vantagens, em comparação à opção de manter o idoso em casa, muitas vezes isolado e inativo. Nossas acomodações reúnem estrutura, profissionalismo e socialização. Oferecer uma gama tão ampla, de cuidados tão personalizados, é um ato de amor da família, que deve sempre considerar essa alternativa como uma possibilidade de oferecer toda a atenção que seu ente querido merece.

Blog

Horizontal
Veja todos