fbpx

Por quê devo colocar o idoso em uma casa de repouso?

Colocar ou internar os pais em uma casa de repouso, normalmente é uma decisão muito delicada para os familiares. O sentimento de culpa é muito presente nessa decisão e muitas vezes os familiares acabam desistindo da idea. Porém, colocar os pais em uma casa de repouso é muitas vezes a melhor opção tanto o idoso, que será monitorado 24h por dia tendo toda a assistência médica, emocional e cognitiva , como para os filhos- que terão a tranquilidade de saber que seus pais estarão recebendo toda a assistência e cuidado necessário. 

Casa de repouso é a melhor opção

Portanto, recorrer a uma casa de repouso, não precisa ser considerado uma negligência dos filhos, mas uma forma de oferecer uma melhor qualidade de vida para ambos, idoso e familiares. Claro que na teoria tudo é mais fácil do que na prática. De acordo com a psicanalista, Juliane Arrais, o sentimento de culpa é muito prevalente nas famílias que optam por deixar o idoso em uma casa de repouso. “Culturalmente somos educados a cuidar de nossos pais e, por isso, não nos planejamos para o momento em que precisamos decidir pela melhor forma de cuidado”, explica. “ A falta de planejamento e de preparação adequada para a idade avançada, tanto por parte do idoso, quanto da família que o cerca, transforma a decisão em algo extremamente difícil”, acentuou.

Juliane acredita que a escolha de um lugar adequado, a visita frequente ao idoso (preferivelmente diária), o acompanhamento e o olhar da família na qualidade de vida do idoso, podem minimizar o sentimento de culpa.

A casa de repouso não é lugar de abandono

Muito pelo ao contrário, é uma instituição preparada para cuidar do idoso em todos os aspectos. Além dele receber todos os cuidados médicos, o idoso vive em um ambiente organizado estruturalmente para a realidade dele como situações de dependência, saúde debilitada ou dificuldade de locomoção. A instituição tem estrutura, capacidade técnica e equipe montada para oferecer ao idoso o máximo de conforto e segurança. 

Amar o idoso é refletir no bem-estar dele

Amar o idoso é refletir no bem-estar dele acima de qualquer circunstância e esse é o foco principal da 3i Bem- Estar. Compreendemos a vontade de muitas famílias de ter o idoso em casa e, às vezes, contratar um cuidador para fazer o trabalho em domicílio, que não deixa de ser uma boa escolha. Mas uma instituição de longa permanência tem a vantagem de unir estrutura, profissionalismo e socialização. Não é falta de amor pensar nessa alternativa.

Veja também:

http://3ibemestar.com.br/cuidados-medicos-na-terceira-idade

Leave a Comment