Os benefícios da música na terceira idade
cover

Os benefícios da música na terceira idade

Horizontal
31 out 2021 Por 3i Bem-estar

Todos sabem que a música traz inúmeros benefícios para a saúde, mas, principalmente entre os idosos, ela melhora a memória, ajuda com as dores e embala as atividades físicas.

O médico geriatra, Dr. Vitor Pintarelli, afirma que tocar um instrumento musical, assim como outras atividades que exigem um pouco mais do funcionamento do cérebro, ajuda a fortalecer os neurônios e células que promovem a preservação da memória e do raciocínio. Assim, em paralelo com outras atividades manuais, como jogos e palavras cruzadas, as atividades musicais contribuem para um envelhecimento saudável.

A música na terceira idade também evita o isolamento e a solidão.

Hoje em dia, a maioria dos idosos têm uma rotina solitária. Devido à ausência de familiares, não possuem uma vida social ativa, com pessoas da mesma faixa etária. O evento da aposentaria, que propicia um tempo de ócio que nem sempre existiu na juventude, pode despertar no idoso um anseio por preencher esse tempo ocioso.

Lucas Golinelli, educador de canto e coral da Universidade Aberta e da Terceira Idade da Universidade UNG, acredita que as propriedades da música, através do canto, podem ajudar os idosos a alcançarem uma melhora na qualidade de vida.  “A música, por si, já é atraente. Ela mexe com nossos sentidos e emoções. Quando a pessoa canta, ela se envolve, com a melodia, em uma outra experiência. Ela deixa de apenas contemplá-la para produzi-la, o que traz outros benefícios, inclusive para a autoestima”, afirma ele.

Aqui, na 3i Bem-Estar, a música é algo que incentivamos muito. Sempre temos karaokê para nossos residentes, além de grupos e artistas que se apresentam aqui na casa, fazendo o dia dos nossos idosos ainda mais alegre e descontraído.

Se você ainda não nos conhece, venha fazer uma visita e conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho.

 

Blog

Horizontal
Veja todos