Fonoterapia
cover

Atividades

Fonoterapia

Horizontal

A Fonoaudiologia permite detectar e prevenir diversos distúrbios e deficiências na comunicação

Fonoaudiologia: área da Medicina especializada em prevenção e tratamento das alterações da audição, da voz e de funções essenciais, como a sucção, a mastigação e a deglutição.

Considerando a alta incidência de alterações da comunicação no processo de envelhecimento, e que tais alterações podem interferir negativamente no dia a dia do paciente, ao reduzir estímulos vitais, é muito importante a realização de exercícios de manutenção do sistema comunicativo, a fim de garantir a estabilidade da compreensão e da produção de linguagem.
O tratamento fonoaudiológico, na terceira idade, visa evitar a segregação do idoso, por dificuldade de interação social, que poderia levá-lo a uma vida com restrições, tendência a isolamento e processos demenciais, prejudicando suas condições psíquicas e físicas, em razão da dificuldade ou incapacidade de se comunicar.
A intervenção fonoaudiológica apresenta resultados excelentes na prevenção e tratamento das habilidades de mastigação e deglutição, quando há disfagias.
No contexto grupal, são implementadas ações específicas, dirigidas às patologias inerentes ao processo de envelhecimento. Algumas dessas ações podem ser aplicadas antes mesmo que a doença se manifeste. Mas a Fonoaudiologia pode trabalhar para tratar qualquer estágio da evolução das patologias da comunicação.
A atuação fonoaudiológica, em contexto grupal, se potencializa pela possibilidade de trabalhar interação e comunicação através de recursos como leitura, música, imagens, movimentos corporais, degustação e atividades lúdicas, com base numa abordagem que procura trabalhar a comunicação, os sentidos e a deglutição, dentro de manifestações biopsicossociais. Essa metodologia é essencial para que os participantes do grupo consigam transferir o desenvolvimento de suas capacidades de comunicação para os demais contextos do cotidiano (relação com familiares, cuidadores, profissionais e outros idosos).

Alguns benefícios que a Fonoaudiologia proporciona aos idosos:

  • Tratamento de problemas com deglutição;
  • Fortalecimento das cordas vocais;
  • Auxílio em doenças degenerativas;
  • Terapia para pessoas que sofreram AVC.

A Fonoaudiologia permite detectar e prevenir diversos distúrbios e deficiências na comunicação, sempre com o objetivo de garantir um envelhecimento saudável, com uma melhor qualidade de vida, que é nossa missão, aqui, na 3i Bem-Estar.

Galeria de Fotos

Horizontal

Matérias relacionadas

Horizontal

Amigos, diversão e atividades para todos.

Aqui ninguém fica parado! Os residentes dividem o espaço e as atividades com amigos da mesma idade. Criatividade e interação social podem estar presentes em qualquer fase de nossas vidas.