fbpx
música na terceira idade

Os benefícios da música na terceira idade

música

Todos sabem que a música traz inúmeros benefícios para a saúde, mas principalmente entre os idosos, ela melhora a memória, ajuda com as dores e embala as atividades físicas.

O médico geriatra Dr. Vitor Pintarelli, afirma que tocar um instrumento musical assim como outras atividades que exigem um pouco mais do funcionamento do cérebro, ajuda a fortalecer os neurônios e células que promovem a preservação da memória e raciocínio. Paralelo com outras atividades manuais, como jogos e palavras cruzadas, contribuem para um envelhencimento saudável.

A música na terceira também evita o isolamento e a solidão.

Hoje em dia, a maioria dos idosos têm uma rotina solitária, devido à ausência de familiares, não possuem uma vida social ativa com pessoas da mesma faia etária, além da aposentaria que propicia um tempo de ócio que nem sempre existiu, logo, pode haver uma presença de anseio por preencher este tempo.

Lucas Golinelli, educador de canto e coral da Universidade Aberta e da Terceira Idade da Universidade UNG, acredita que as propriedades da música através do canto podem ajudar os idosos a alcançarem uma melhora na qualidade de vida.  “A música por si já é atraente, ela mexe com nossos sentidos e emoções. Quando a pessoa canta, ela se envolve com a melodia em uma outra experiência. Ela deixa de apenas contemplá-la para produzi-la, o que traz outros benefícios, inclusive para a autoestima”, afirma ele.

Aqui na 3i Bem-Estar, a música é algo que enfatizamos muito, e sempre temos karaokê para nossos residentes, além de grupos e outros artistas que se apresentam aqui na casa fazendo o dia dos nossos idosos ainda mais alegre e descontraído.

Se você ainda não nos conhece, venha fazer uma visita e conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho.

Veja aqui algumas fotos de um evento de música na nossa casa.

Leave a Comment